Caso 32 - Poltergeist

Eu era menino nessa época, 1982, quando o filme Poltergeist foi lançado. Sei porque vi a propaganda dele na televisão preto e branco que havia em casa na época. Eu morava em um vilarejo sem salas de cinema, mas os pouquíssimos canais de televisão da época ainda assim eram uma forma de propaganda direcionada aos moradores das grandes cidades nas quais haviam cinemas que exibiam os filmes populares de Hollywood.

Eu não sabia o significado do nome estranho, nem sabia que era um nome alemão. Mas as cenas eram sinistras e a imagem de uma televisão com a tela piscando e chuviscando sinais aleatórios era um misto de terror puro com o terror tecnológico que seria mais popularizado em filmes de suspense e terror diversos lançados em anos subsequentes. 

Mas, mais que isso, nos poucos segundos da propaganda, creio que havia uma menina estranha que parecia hipnotizada em frente à televisão e objetos levitando à sua volta.

Levitação.

Eu já havia visto filmes sobre lobisomens, vampiros e mortes, mas nunca vira nada que se assemelhasse ao terror de ver objetos comuns levitando. Isso não era uma coisa necessariamente má, mas muito assustadora. O que faria objetos levitarem? Não me lembro de ter lido nada na Bíblia sobre isso, e nos livrinhos de ficção que eu estava começando a ler não havia nada tão horrível.

O filme foi feito depois de Exorcista, onde há levitação e objetos com comportamentos físicos estranhos, mas nesta época Exorcista já não estava nos cinemas havia muito tempo. Era um filme de 1972 ou 1973 e soube depois de enorme sucesso que fizera nas telas dos cinemas no mundo todo, e com filas intermináveis no país, mas nessa época eu era muito pequeno e não tomei conhecimento nem pelos cinemas nem pela televisão, porque não tínhamos uma na época e porque mesmo que tivesse eu não me lembraria de alguma eventual propaganda do filme, se é que houve alguma.

A levitação de objetos, descobri depois, é um fenômeno que pertence ao grupo das duas ou três classes maiores dentro do estudo da paranormalidade. É um tipo de telecinesia.

E descobri depois que o fenômeno poltergeist já havia sido relatado na vida real há vários séculos, e que vez ou outra um caso aqui e ali era atribuído em geral a um ou uma adolescente com problemas de puberdade ou psicológicos.

Alguns acham que os casos não passam de fraudes.

Nunca vi nada parecido no mundo real, nem vi o filme, mas prometo que o verei em breve e tecerei meus comentários por aqui, mas caso você tenha presenciado algum caso do tipo, sinta-se à vontade para narrá-lo aqui para satisfazer nossa curiosidade.

E responda a nossa dúvida: é um fenômeno verdadeiro ou é uma fraude?

Comentários

Postagens mais visitadas