Caso 58 - A noite dos discos voadores
A noite dos discos voadores
O ano era 1986. Governo civil de José Sarney no Brasil, inflação, e quanto a mim, morando em uma nova cidade.
Se você já leu algo sobre mim neste blog, já sabe que todas as postagens anteriores se deram em uma época em que eu tinha quatorze anos e morava em um vilarejo no interior de São Paulo.
Mas em 1985, no início do ano, mudamo-nos para uma cidade vizinha maior, com cerca de 70 mil habitantes na época, uma cidade rica, bonita e bem desenvolvida. Visitávamos sempre aquela cidade. Eu e meus irmãos nascêramos lá, tínhamos parente lá, íamos para lá a passeio algumas vezes ao ano e eu amava e amo aquele lugar.
Meu pai comprou um bar lá, nos mudamos e eu comecei meus estudos do segundo grau em uma tradicional escola pública. Em algum momento de 1985, fiz amizade com um colega de sala que gostava também muito de aviação, militarismo e tudo o mais que gostavam os garotos da época. Estudar para passar em escolas militares, em universidades militares, em academias militares, em faculdades públicas de renome. Comprar e ler avidamente as revistas de aviação e guerra, colecionar fascículos sobre tudo. A cidade tinha várias bancas de revistas e livrarias, além de bibliotecas na escola e nas praças. Eu estudava de manhã e trabalhava o resto do dia, até o fim da noite, mas mantinha-me bem informado. Comprava jornais diariamente, lia-os à tarde, sob uma mesa de bilhar.
Mas não tínhamos televisão. Tivemos uma por um tempo, mas ela acabou sendo levada pelo ex-dono do bar, que não a incluiu no pacote da compra que meu pai realizara. Depois, compramos uma delas , bem velha. E por alguns meses um cliente de fora da cidade emprestou uma delas para nós, mas ainda assim eu não era bem informado pela televisão, mas pelos jornais.
Eu e meu amigo nos víamos todos os dias na escola. Criamos joguinhos de guerra e às vezes fazíamos alguns passeios pelas redondezas da cidade. E então um dia a televisão noticiou o alvoroço de discos voadores que foram detectados pelos radares da Força Aérea pelo país afora.
Nessa época eu já havia me aprofundado bem no assunto do militarismo nacional. Já tinha feito duas provas fracassadas para ingresso em um escola preparatória de pilotos da Força Aérea, mas ainda estava determinado a passar em algum desses concursos mais cedo ou mais tarde. E lia todas as revistas sobre aviação que existiam na época.
Então, quando o caso veio à tona, eu achei interessante. Eu não tive muito tempo para pensar no assunto na época, porque de fato não tinha tempo para isso. Estudar e trabalhar aos dezesseis anos era tudo o que eu fazia. Meu colega da época relatou, décadas mais tarde, que aquele evento muito o marcou. Achei estranho que o tivesse marcado, mas pensando bem, mais estranho ainda que tenha me marcado tão pouco. Como disse, o cansaço da época não me permitia ter essas preocupações.
Não vou entrar em detalhes sobre o caso aqui. Não agora.
Faço esse relato aqui apenas para lembrá-lo de que eu tomei conhecimento do caso à época. Faço-o ainda porque o destino é um comandante curioso. Leva o barco da vida para lugares e situações que jamais poderíamos sonhar em nossa imaginação. Mas na medida em que as coisas acontecem, os liames vão se formando e é por isso que esse caso merece uma menção aqui. Ele será importante para a elucidação de eventos que narrarei em breve neste blog. Saber que eu estava a par da noite dos discos voadores é importante, portanto.
Caso você não saiba que noite foi essa, leia, por favor, esse relativamente breve relato na Wikipedia. Se você já conhece bem os acontecimentos desse dia, então creio que meus relatos futuros lhe serão de algum interesse. De qualquer forma, esse longo tempo entre a noite dos discos voadores, que vai de 1986 até hoje, 2025, está repleto de coincidências e espero ir aos poucos montando um quebra-cabeças que vejo parcialmente visível em toda essa série de eventos do chamado fenômeno UFO. Creio que há algum padrão, e esse padrão não está claro, mas pode ser visto de maneira embaçada e imperfeita.
Se você tem lembrança deste dia, 19 de maio de 1986, conte-nos. Você pode ajudar a colocar uma peça nesse quebra-cabeças.
De resto, continue lendo esse blog. Espero que se surpreenda com o que iremos postar sobre esse tema em breve.
Comentários
Postar um comentário