Caso 22 - Segredos militares

Eu deveria ter uns doze ou treze anos quando em um dia qualquer meu irmão mais velho, que era muito mais sociável que eu, e que andava conversando com todo mundo, veio com uma história de que em algum lugar nas redondezas, seguindo a rua de casa em direção à zona rural, havia uma instalação secreta do Exército.

Nessa época, por volta de 1982, mais ou menos, vivíamos na Guerra Fria e todo mundo sabia que havia a ameaça de uma guerra nuclear. Além disso, o país era governado por generais havia décadas. Todos sabiam que os militares tinham seus interesses e seus segredos. Mas na nossa cidadezinha não havia nem mesmo um posto de polícia, quanto mais um tiro de guerra ou um quartel. Então, éramos ignorantes e curiosos a respeito desses assuntos. O mundo vivia as guerras longínquas do Afeganistão, do Líbano e em quase toda a América Central, e na não tão longínqua Malvinas.

Quem disse? Como se soube? Onde ficava? O que era? E o que pretendiam com aquilo?

Meu irmão, obviamente, ouvira de gente mais velha, que por sua vez também ouvira de gente mais velha, de moradores da zona rural onde se supunha houvesse essa instalação militar secreta. Essa região rural ficava em direção a uma cidade maior que a nossa localizada a uns 30 quilômetros mais a Leste, uma cidade onde havia algum tipo de quartel. Nessa região havia um sítio, bem cuidado, rico, de pessoas importantes, que não moravam na nossa cidadezinha, gente de fora, instruída. Esse pessoal aparecia vez ou outra e raramente se dava a ter contato com os moradores do nosso vilarejo. Certamente esse pessoal deve ter comentado com algum sitiante vizinho, que espalhou o boato no vilarejo, até o boato chegar aos ouvidos de meu irmão. 

A coisa dos militares não ficava obviamente nesse sítio de ricos, mas ficava relativamente próxima. Era em um local de mata fechada, de difícil acesso, e que deveria ser área pública, talvez federal, e certamente fora alguma movimentação de veículos e soldados que chamara a atenção dos sitiantes das redondezas, mas nada indicava que houvera algum contato entre os sitiantes e os militares. 

Seria algum campo de treinamento? Falava-se em uma caverna misteriosa. Seria alguma formação natural recém descoberta pelos militares? Seria algo artificial? Um abrigo nuclear? Uma estação de escuta com antenas? Um depósito secreto de armamentos?

Não sabíamos.

E nunca mais ouvi falar nesse lugar.

Mas também nunca mais tive a chance de tocar no assunto com ninguém. Mudamos de cidade e perdi contato com todos daquele vilarejo. Depois, acabei seguindo a carreira militar por alguns anos, mas então, claro, o mistério perdeu o interesse, porque de dentro do sistema militar essas conjecturas não fazem sentido. 

Mas é certo que na mente das pessoas que ouviram aquele boato algo ficou por se explicar.

Quão secretas são as ações dos militares?

Mas quais militares?

E quem gera essa mentalidade civil de temor, suspeita, medo e desconfiança com relação aos militares, ao menos no nosso país?

Os filmes? As novelas? A tagarelice política? As escolas? A mídia?

Não sei, mas é certo que há sempre um clima de mistério, de segredos e de suspeita pairando vez ou outra sobre ações dos homens de verde.

Nada é ao acaso quando eles estão envolvidos.

É verdadeira a razão desse temor e suspeita?

E é só no nosso país?

O quão ignorantes somos das ações dos governos?

Há razão para suspeitas?

Falaremos mais aprofundadamente sobre esse tema ao longo das postagens deste blog, porque o tema é interessante e merece nossa atenção.

O que você pensa do assunto?

Já ouviu alguma história de espionagem?

Você acredita que ignoramos quase tudo do que é feito debaixo de nossos olhos?

Conte-nos o que acha do assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas