Polêmica e anonimato

O tema dos fenômenos estranhos é polêmico. Acontecimentos extraordinários quase sempre demandam tentativas de explicações também extraordinárias. E quase sempre as tentativas de explicações extraordinárias chocam e surpreendem as pessoas desacostumadas com a anormalidade desse estranho mundo em que vivemos. A necessidade de se propor visões de mundo alternativas por vezes também leva a propostas que são curiosamente bizarras, ilógicas, desconexas e muitas vezes engraçadas e ridículas sob certos pontos de vista. Muitas vezes as pessoas menos instruídas sobre o método científico e os meandros da lógica acabam propondo explicações que não são corretas para pessoas com conhecimentos mais refinados. Isso, no entanto, não deveria ser motivo para o escárnio, a crítica maldosa ou a zombaria barata.
No entanto, o escárnio, a crítica maldosa e a zombaria barata não podem ser de todo evitadas neste nosso mundo intermediado pela Internet e pelas redes sociais. Seria ingenuidade imaginar que este blog, aberto a comentários de todos os seus leitores, seria um ambiente diferente sob esse aspecto. Dado que aberto ao público, certamente haverá ideias surpreendentes e as críticas e zombarias subsequentes. 
Além disso, as pessoas possuem diferentes facetas na vida. Uma pessoa pode ser um cidadão normal, que tem uma família, possui um emprego regular, é conhecido socialmente como uma pessoa sensata e séria e ainda assim ser uma pessoa curiosa a respeito dos fenômenos estranhos. Essa pessoa pode emitir suas opiniões e em decorrência disso, ser criticada. Então, dependendo do grau de estranheza das opiniões que emitir, pode haver uma contradição entre a imagem pública que esta pessoa possui e a sua opinião emitida. Essa contradição em geral não é danosa, mas nem sempre é assim. Uma opinião inadvertida pode corroer a imagem de sensatez que a pessoa possa ter socialmente.
As pessoas acostumadas com o mundo moderno, aberto às críticas sociais via Internet, sabem que em função dessas críticas talvez seja melhor tentar preservar suas imagens públicas. Assim, optam pelo anonimato ao tecerem seus comentários e ao emitirem suas opiniões, ainda mais quando estas são sabidamente contrárias às imagens sociais que ostentam. Ainda assim, optam por não se calarem, em não se silenciarem diante do risco das críticas e esta não submissão ao silêncio é louvável. É uma coragem que merece ser respeitada. Daí que o anonimato é um recurso mínimo de proteção, não só da imagem da pessoa que opta pelo anonimato, mas um recurso de proteção de ideias que muitas vezes poderiam estar até então abafadas, sufocadas ou não alimentadas, mas que agora podem vir à luz do público sem o tolhimento da pressão social. Uma ideia, ainda que destituída de qualquer chance de credibilidade, ainda assim merece ser publicada. Ela provavelmente será criticada e o emitente será ridicularizado, mas não importa. Ele, o criador da ideia, é anônimo. Ele pode dar luz a disparates sem o risco de ser reconhecido. O disparate de hoje, porém, pode ser a solução de amanhã.
Assim, sinta-se livre para manter-se anônimo.
Mas tem mais.
Se você quer dar vazão a sua curiosa, criativa ou bizarra explicação para um fenômeno estranho, sinta-se à vontade em o fazer abertamente ou anonimamente. Mas o faça. Não tenha medo, vergonha ou acanhamento intelectual diante do risco de críticas, sejam elas quais forem. Sendo o caso, tenha a humildade de admitir que errou, exagerou ou desconhecia fatos que deveriam ter sido levados em conta antes de propor uma ideia, e siga em frente.
Além disso, recomendamos que evite, se possível, a crítica destrutiva, o ataque pessoal e a zombaria gratuita às ideias das quais discorda. 
A polêmica se beneficiará do anonimato. Jamais poderemos conter os ataques maldosos, mas ainda assim, se você se sentir tentado a agir assim, reflita um pouco, veja a coisa pelo lado cômico e tente criticar positivamente e sem abrir mão do humor, que é parte da natureza humana. Faça um meme, se quiser, mas não mate a criatividade e a polêmica com a acidez de uma crítica sem dar antes uma chance de se explorar as possibilidades de uma ideia absurda.
Nunca se sabe aonde, o quão longe uma ideia absurda pode nos levar.
Alimente a polêmica. Explore as possibilidades. 
Ilumine o ponto cego, ainda que se tenha que se manter seu ego às sombras do anonimato.
O importante é participar do processo de iluminação.
Por isso, não estranhe o fato de o administrador desse blog também optar pelo anonimato. Sou, para todos os efeitos, somente "O Administrador". Também terei a chance de expor a minha imensa cota de ideias estranhas e muitas vezes ridículas. Mas também aqui o ego não tem vez. O que vale são as possibilidades de explicação e respostas.
Feitas essas breves considerações, é hora de partirmos para os casos.
Os casos estranhos.

Comentários

Postagens mais visitadas