Fenômenos estranhos

O que é um fenômeno estranho?
Para todos os efeitos, um fenômeno estranho é algum evento, acontecimento, objeto, lugar ou fato que foge de alguma forma ao regular, ao conhecido, ao habitual no mundo em que vivemos. Essa definição simples serve de base para que possamos aprofundar, ao longo do tempo, se um fenômeno estranho é de fato uma anomalia, um evento fora da regularidade do mundo, um ponto cego do nosso conhecimento, ou apenas um caso pouco comum, mas plenamente passível de explicação.
Em outras palavras: até que um fenômeno estranho seja satisfatoriamente explicado, ele é uma incógnita do ponto de vista psicológico e científico e por isso merece nossa atenção e nossos melhores esforços na sua compreensão.
Então, por que nos preocuparmos com aquilo que é a exceção, com aquilo que não pode ser explicado e que não passa, às vezes, de uma tola curiosidade sem maiores consequências para nosso dia a dia e nossas vidas em geral?
Em princípio, porque um fenômeno estranho gera, em um grande número de pessoas, uma grande curiosidade. E além disso, são bem conhecidos os casos de fenômenos estranhos que ao serem satisfatoriamente estudados deram causa a grandes mudanças no nosso entendimento do mundo, levando até mesmo toda a humanidade a um passo decisivo rumo a novas tecnologias e conhecimentos de grande impacto social, cultural e científico. Nunca se sabe o que se pode encontrar por detrás de simples curiosidades que atiçam nossa busca por explicação.
Se você gosta de pensar sobre coisas estranhas, seja bem-vindo.

Comentários

Postagens mais visitadas